quarta-feira, 2 de março de 2011

QUARTO DIA

Saímos de Catanduvas SC mais tarde, por volta de 08:30 h, restavam apenas 45 km, porém de serra, com subidas e descidas fortes. Para vocês terem uma idéia do que estou falando a região tem usinas Heólicas, aqueles cataventos gigantes movidos pelo deslocamento do ar. Advinhem se o vento estava a favor ou contra.  Pra variar um pouco, contra de novo. Este foi nosso maior desafio, vencer a força do vento morro acima. Passamos por uma bela cidade chamada Agua Doce, e viamos nas lojas de artesanatos as miniaturas das usinas heólicas. Fomos atacados por cachorros, nada de grave, apenas susto.
Chegamos às 11:10 h ao destino final. Treze Tilias Park Hotel.
Podemos resumir como sendo uma viagem de 495 km em 03 dias e meio. Foram 13 horas no primeiro dia, 10 horas no segundo dia, 10 horas no terceiro dia e 3 horas no quarto dia. Uma média horária aproximada de 16 km/h. Nada mal se imaginarmos que saímos de uma altitude de 700 m para mais de 1200 metros.
Nossa chegada foi comemorada com uma skolzinha, afinal ninguem é de ferro. Agora é aproveitar o que a cidade de Treze Tilias tem a oferecer e curtir o canaval de Joaçaba. Ops. Agradecer a todos que incentivaram e apoiaram esta aventura.














TERCEIRO DIA

O terceiro dia teve como destino a cidade de Catanduvas SC, a 130 km de Abelardo Luz. Lá fomos nós, saímos às 8:00 h e chegamos às 18:00 h. No trajeto até Xanxerê o pneu da bike do Antonio furou. Nem ele, nem o Osmar tinham bomba de encher, só eu. Advinha, eu vinha na frente e eles ficaram sem recurso. O Antonio pegou carona com uma camionete velha e chegou até uma borracharia em Xanxerê rebocado. Alias, o Osmar tinha uma bomba, mas pagou R$ 3,90, tenta imaginar o que aconteceu com a bomba. Pifou. Na chegada em Xanxerê a recompensa, uma frutaria de beira de estrada com Melancia gelada, a propósito nosso carro de apoio ainda não tinha chego, as mulheres foram no salão arrumar o cabelo... risos...
Depois de cruzar o centro de Xanxerê, chegamos à rodovia Br 282, ai foi só pedalar, bom acostamento, maior parte plano e subidas leves, até o trevo de Irani. Chegando em Catanduvas pegamos uma serra de uns 8 Km. Para suportar a dor no Joelho direto eu estava a base de Dorflex e antiflamatório, nada grave só dores normais de pedalada.
Depois do trevo da Transbrasiliana, se não me engano chamado de trevo de Irani, a surpresa do dia. A Polícia Federal Rodoviária nos parou. Começaram a analisar as bicicletas alegando que faltavam alguns equipamentos nas bikes, como refletores, espelho, etc.. Puxa vida, já sabíamos que faltava mesmo. Os guardas queriam que fossemos comprar os equipamentos e seguir viagem. Que situação. Enquanto o policial foi falar com o superior dele, eu, o Antonio e o Osmar criamos estratégias para que eles nos liberassem.  No final das contas sobrou um puxão de orelha e continuamos a viagem. Só depois o Antonio anunciou que conhecia um dos policiais. O susto valeu, foi só risada e prosseguimos viagem, com "segurança".
No mais, neste dia constatamos um defeito no trocador traseiro da bike do Osmar, acho que está na garantia, né Veloso? Outra surpresa foi a altitude que chegamos, a foto não nega, desde Cascavel só subimos, chegando a  1.100 metros. Cascavel está a 700 metros de altitude. Pegamos um subidão que foi de arder a alma, pra não dizer outra coisa. A noite fomos jantar em Joaçaba, comer um macarrão da nona, com frango caipira feito pelo Wilson Sartori e Monica, amigo do Antonio. O Osmar só falava do tal macarrão, alias, ele comeu muito mesmo.
















SEGUNDO DIA

O segundo dia começou cedo, café as 07:00 h, e saída às 08:00 h. Destino Abelardo Luz SC, 132 Km. Logo no início a serrinha até marmeleiro.  Ufa, esquentou logo na largada. Nosso carro de apoio seguiu mais tarde. Não vimos nem um raio de sol, nem um pingo de chuva, o único detalhe que atrapalhou foi o vento contra, alias, esqueci de mencionar que no primeiro dia o vento contra foi nosso maior desafio. Fraco mas constante. No primeiro dia fizemos 182 km, como referencia é a mesma distância de pedalada do maior triatlon do mundo o IROMAN, hehe, só falta a gente nadar 10 km e correr mais 42 km. Vejam abaixo as fotos da viagem e também do hotel que ficamos em Abelardo Luz - SC.